Quem sabe mais ciência: os que acreditam em aquecimento global ou os que não acreditam?
A pesquisa feita nos Estados Unidos, envolvendo 1.500 adultos norte-americanos, apresentou um resultado surpreendente: os que não acreditam em aquecimento global, 57%, sabem mais ciência do que os que acreditam nas mudanças climáticas, 56%.
Para chegar a esta conclusão, os responsáveis pela enquete elaboraram uma série de perguntas de cunho científico, extremamente simples, tipo esta: “elétrons são menores que os átomos: falso ou verdadeiro”?
E os que mais acertaram as respostas foram justamente os céticos do aquecimento global.
Acho que a diferença é pouca, mas merece alguns comentários. Os que não acreditam em aquecimento global (eu estou entre os que acreditam) às vezes são desprezados pelo outro grupo que os acusa de desinformados.
Comentando sobre o assunto, o professor de psicologia na Yale Law School, Dan Kahan, disse para o jornal britânico Daily Mail: “A controvérsia política sobre a mudança climática não pode ser atribuída a capacidade limitada do público a compreender a ciência.”
Enfim, crendice ou não, todos nós estamos sentindo na pele o sol escaldante que parece nos assar vivos. E saber mais ou saber menos de ciência, em minha opinião, não é necessário para sentir o óbvio: aquecimento global é uma realidade. Existem, no entanto, muito dinheiro em jogo.
Quando tudo estiver destruído, os predadores da natureza vão perceber que dinheiro não se come.
É bom consultar estes links sobre o tema:
http://portuguese.ruvr.ru/2012_02_19/66436392/
Com fonte na NASA: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2093264/Forget-global-warming–Cycle-25-need-worry-NASA-scientists-right-Thames-freezing-again.html
Nature, N°399: 429–36.:’Antarctic peninsula has warmed while interior has cooled.’
Grato por participar sugerindo links.