O fim da humanidade está chegando? Cientistas dizem sim e explicam

Crescimento populacional + mudanças climáticas

Tanto se fala em fim do mundo que muitas pessoas se arrepiam só em pensar nisso. E não é só o Apocalipse da Bíblia que prevê este acontecimento.  A ciência também indica o fim da humanidade.

Modelos matemáticos elaborados por cientistas famosos mostram três possíveis cenários para a humanidade, um seria bom, e os outros dois uma desgraça.

Os cálculos envolvem crescimento populacional e agravamento das mudanças climáticas.

Adam Frank, professor de astrofísica da Universidade de Rochester chefiou o grupo de cientistas envolvidos no estudo.

No primeiro cenário, a civilização extrai bastante recursos do subsolo do planeta, pois tem uma grande população.

Consequentemente, acontece a deterioração do ambiente e a instabilidade populacional. Neste cenário, é possível o fim da humanidade.

Adam Frank: artigo sobre fim da civilização

Em seu artigo publicado no The Atlantic, fazendo analogia com supostas civilizações alienígenas, o astrofísico Adam Frank comenta sobre nossa civilização:

“Usamos essas ferramentas para construir um modelo simples para a evolução de uma civilização com seu planeta. Em nossa abordagem, a população da exocivilização e o ambiente planetário são entrelaçados pelo uso de energia e suas consequências.

“O planeta fornece os recursos energéticos da civilização. A civilização os consome para fazer o trabalho de construção da civilização. Quando uma civilização colhe mais poder do planeta, suas capacidades aumentam. Isso inclui a capacidade de produzir e alimentar mais bebês.

“Esta ligação entre a energia disponível (na forma de alimento para organismos simples) e o aumento das taxas de natalidade é fundamental para a biologia populacional.

“E para a civilização humana, o aumento acentuado que temos visto na população está intimamente ligado aos fertilizantes que envolvem o uso de combustível fóssil.

“Portanto, uma energia maior significará, no começo, populações maiores. Mas não há almoço grátis de uma perspectiva planetária. Usar toda essa energia tem que resultar em feedback no planeta.

“Isso é o que nós, terráqueos, estamos começando a ver com a mudança climática. Se o aquecimento global ficar realmente desagradável, tudo, desde a colheita de energia até a produção de alimentos, ficará estressado e nossa grande população humana não será sustentável.”

A imagem mostra uma população que usa mal seus recursos, causando instabilidade no ambiente. A medida que as condições se deterioram neste ambiente, a humanidade chega rapidamente ao fim. É o colapso total. (Gráfico crédito: Adam Frank University of Rochester).

70% da população do mundo morreria

No segundo cenário a civilização se desenvolve rapidamente e alcança o limite máximo para o planeta, usando imensa quantia de recursos.

Em seguida a população entra em declínio, mas o planeta só vai garantir recursos para todos os habitantes restantes, quando houver o equilíbrio.

Neste caso, 70% das pessoas do planeta Terra morrerão.

Veja também:

O fim do mundo está próximo, mas não será em 2017 nem em 2019
NASA não pode impedir o fim do mundo em 2135 pelo asteroide Benu
Stephen Hawking não sabe quando será o fim do mundo, mas prevê
Descoberta arqueológica deixa a história da arte mais confusa
Pesquisadores brasileiros concluem maior banco de dados genômicos de idosos da América Latina
Biografia Dra. minaura / Minaura Machado Moreira – Parte 2

A eco civilização

No caso da eco civilização, o cenário descrito anteriormente acontece só no início.

Ou seja, a população usa imensa quantia de recursos do planeta, mas antes de alcançar o ponto onde não há mais retorno, resolve fazer a transição. Isto é, torna-se uma civilização ecológica.

Passa então a usar o que resta no planeta de forma sustentável.

Esta seria a melhor opção, pois a maior parte da população poderia sobreviver em um ambiente saudável. No entanto, também não impede o fim.

Estamos aproximando do fim

Acontece que vivemos no planeta Terra e a situação está piorando a cada dia. A transição fica cada vez mais difícil e existe grande possibilidade de extinção total, ou fim do mundo, em um futuro próximo.

Segundo Adam Frank, o processo é irreversível.

Mesmo que haja uma fonte “fraca” de combustível, isso somente adiará o fim inevitável da raça humana.

O futuro pode até ser sombrio para muitas pessoas, eu, no entanto, prefiro acreditar que o planeta Terra será salvo dos destruidores atuais.

*
Siga-me nas redes sociais:
Instagram 

Assine grátis para receber postagens por email:
Inscrever-se para Jackson Mensagem por Email

Exit mobile version