E se a Terra não existir em um futuro próximo?

Cheng (Lily) Li (imagem reprodução)

Nada menos que 22 cientistas de todo o mundo, altamente qualificados, disseram que o planeta Terra está entrando em colapso de uma forma que não terá volta. Em poucas décadas(não se fala mais em séculos), se nada de concreto for feito, a humanidade enfrentará, sem remédio, um “novo regime para o qual não estamos preparados”.

A previsão é de falta de alimentos e de água potável, secas aterradoras, extinção de espécies e migração massiva de pessoas em busca da sobrevivência, como nunca se viu antes.


A revista Nature registrou que as causas são o brutal crescimento da população, a destruição dos ecossistemas naturais em todo o mundo e as mudanças climáticas. Somos muitas pessoas e consumimos recursos demasiadamente. A taxa de crescimento anual da população é cerca de 77 milhões de pessoas, quase mil vezes superior a experimentada entre 10.000 e 400 anos. Alteramos gravemente a paisagem e emitimos grandes quantidades de CO2 para a atmosfera.

Prováveis soluções:

  • Diminuição da população mundial, reduzindo seu crescimento a cada ano;
  • Redução do uso de energia per capta nos países do primeiro mundo;
  • Uso dos recursos de forma mais racional;
  • Proteção das zonas virgens da Terra;

Ou o mundo começa logo a fazer isso de verdade, ou daqui a menos de cinquenta anos o planeta Terra vai virar, literalmente, um inferno quase inabitável. Esta é a visão de grande parte dos cientistas.

Enfim, pode não existir o planeta terra para as gerações futuras, se nossa geração não começar a agir logo em defesa deste nosso habitat.

4 comentários em “E se a Terra não existir em um futuro próximo?”

  1. eu faço a minha parte todo dia!
    Todo lixo da casa e separado!
    Crio tres galinhas e um porco para recicla o lixo umido e organico da casa!
    todo Oleo das frituras mando para reciclargem
    todo o resto lata, papel, plastico, separo tambem!
    e uma coisa muito importante o coco dos meus cachorro apanho e jogo em um terreno e cubro com terra para se decom asim não gasto tanta agua e não jogo no esgoto
    e muito mais…
    eu faço a minha parte e voce

    1. Bem interessante, Neilza, o que você falou. Acho que se todos praticassem pelo menos uma parte do que você faz, diariamente, o mundo seria bem melhor. Também faço a minha parte, evitando ao máximo o uso de plásticos, economizando energia, alimentando pássaros, entre outras práticas. Parabéns para você.

  2. Creio, que mesmo diante de tamanha ameaça, poderá sim até acontecer tais premonições do desaparecimento do Planeta Terra ou então o mais completo caos.

    Mas acredito também que mesmo a maioria dos seres Humanos sendo contribuidores insanos e irresponsáveis pelo habitat, sempre haverá os remanescentes, aquela minoria que vale a força d’um batalhão, que dará a volta nessa questão, não digo-te utopicamente, mas com a lucidez dos factos de que quando o Homem empenha-se em preservar a vida, ele realmente consegue um milagre.

    O Poder da união e mais sendo pautada do na sabedoria e em acções de porte no patamar do humanismo, no decorrer da história vem mostrando essa portentosa capacidade.

    O quadro que abre-se diante de nós, d’um futuro que já faz-se bem presente, realmente é aterrador, extremamente deprimente e se vacilar-mos impõe uma sensação negativista da importância, pelo gigantismo de tais sombras reais.

    Mas é só lembrarmos quem somos, o que queremos e para onde QUEREMOS ir, o quadro reverte-se e podemos respirar aliviados com mais determinação.

    A natureza Nobre Escritor Jackson é paciente e concede-ns todas as ferramentas necessárias para a sobrevivência e ainda orienta-nos de como proceder no uso de tais ferramentas, só que o relógio segue e os ponteiros não retrocedem, o que deve retroceder para saltar positivamente a frente somos nós próprios, respeitando o tempo e acima de tudo respeitando a vida, agindo com lucidez, racionalidade e com ponderada emoção.

    Estremeço só de imaginar toda tela que aparece-me diante dos olhos, mas acredito que não viemos e não estamos nesse planeta ao acaso.

    Um grande abraço Meu Amigo, grata por partilhares, aprecio e muito visitá-lo,

    Tenhas um dia produtivo de paz e bons acontecimentos.

    1. Olá, Loubah Solfia. Seu comentário foi muito importante, pois mostra um ponto de vista bem lúcido, de alguém que pensa e se preocupa com o futuro. Obrigado por participar.

Os comentários estão encerrados.

Exit mobile version