Descobrem outro planeta igual terra distante apenas 11 anos luz

Outro planeta igual à terra

Impressão artística do outro planeta igual a terra batizado como Ross 128b. Crédito da imagem: ESO.

Outro planeta igual a terra se torna visível aos olhos atentos dos astrônomos, orbitando uma estrela anã vermelha. Está pertinho de nós, pois sua distância é de apenas 11 anos-luz.

Em termos astronômicos, 11 anos-luz é como se nossa terra fosse uma casa e o outro planeta terra descoberto seu quintal.

Chama-se Ross 128b. Tem o mesmo tamanho de nosso planeta terra, uma temperatura muito semelhante e é um lugar onde provavelmente haja vida, segundo novo estudo.

Ross 128b, o outro planeta igual a terra, está se movendo em nossa direção. Ele será o nosso vizinho estelar mais próximo, daqui a 79.000 anos, dizem os cientistas envolvidos na pesquisa.

Achou muito tempo? Pois está enganado. 79 mil anos é considerado um piscar de olhos em termos astronômicos.

Ross homenageia Frank Elmore Ross

Astrônomos que trabalham no European Southern Observatory’s High Accuracy Radial velocity Planet Searcher (HARPS), no observatório de La Silla, no Chile, descobriram que o exoplaneta orbita a anã vermelha Ross a cada 9,9 dias.

Batizaram a estrela vermelha com o nome Ross em homenagem a Frank Elmore Ross, seu descobridor.

O Dr. Nicola Astudillo-Defru, da Universidade de Genebra, na Suíça, coautor do estudo, disse:

“Esta descoberta é baseada em mais de uma década de monitoramento intensivo HARPS, juntamente com técnicas de análise e redução de dados de última geração. Somente o HARPS demonstrou tal precisão e continua sendo o melhor caçador de planeta do gênero, 15 anos depois que começou suas operações.”

As anãs vermelhas são algumas das mais legais, mais leves e mais comuns estrelas no universo.

Quantos planetas existem no universo?

Segundo os cientistas é praticamente impossível responder exatamente quantos planetas existem no universo.

Mas eles fazem algumas estimativas. Existe no Universo algo em torno de 2 trilhões de galáxias. Este número é 10 vezes mais do que se imaginava antes. Esta estimativa se baseia em dados coletados pelo telescópio Hubble.

Estima-se que só em nossa galáxia Via Láctea existem cerca de 100 bilhões de estrelas. Cada uma destas estrelas tem no mínimo um planeta, segundo afirmações de John Johnson, professor de astronomia de Caltech.

Somando-se bilhões de planetas de nossa galáxia, com bilhões de planetas de cada uma das outras galáxias, o resultado é gigantesco. Provavelmente o cálculo ficaria errado por conta da imensidão.

Assim, pode-se afirmar a existência de mundos infinitos, moradas infinitas, muitos outros planetas iguais a terra.

O Senhor Jesus não precisou de HARPS nem de telescópio para afirmar acerca de outras terras

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. (João 14.1,2).

O número de exoplanetas

O número de exoplanetas identificados pelo Kepler aumenta admiravelmente (Foto: Nasa/ Divulgação)

O telescópio Kepler entrou em órbita em 2009 para procurar exoplanetas em nossa galáxia. Exoplanetas são aqueles que estão fora do nosso sistema solar.

O Kepler observou 150 mil estrelas, durante quatro anos. No rol das descobertas da NASA consta cerca de 1284 planetas identificados.

Muitos destes planetas são corpos rochosos e estão na zona habitável de suas respectivas estrelas. A zona habitável é uma área onde a temperatura possibilita a existência de água em estado líquido. Esta condição é essencial para a existência de vida.

**
Acompanhe, Compartilhe, Comente:  ***Instagram  ***Google Plus  ***Feed  ***Facebook.  Obrigado!

Exit mobile version