Novos planetas descobertos : a super-terra quente como inferno


Entre os novos planetas descobertos se encontra uma super-terra tão quente que impressionou até mesmo os cientistas: 1.700 graus centígrados.

Apesar de ter sido descoberto há alguns anos, através de telescópios espaciais, somente há poucos dias 55 Cancri foi avistado diretamente da terra. Isto é um acontecimento digno de comemoração e você vai saber o porquê até o final da leitura.

55 Cancri e (abreviado 55 Cnc e) é um exoplaneta com metade da massa de Netuno, orbitando a sua estrela 55 Cancri. Sua massa é cerca de 8.3 massas da Terra, classificando-o como a primeira super-terra descoberta em torno de uma estrela da sequência principal, antecedendo Gliese 876 d por um ano. Chegou-se a imaginar que o planeta demorava apenas 2.8 dias para orbitar a estrela, segundo registros na Wikipedia.

Os cientistas afirmaram com mais precisão que o planeta tem duas vezes o tamanho da terra e seu ano só tem 27 dias. Imagine você se o ano em nosso planeta Terra só tivesse esta quantia de dias! Eu teria, ah, nem vou dizer, mas adianto que mais de uma centena de anos! E você? Talvez menos, talvez mais.

55 Cancri não está sozinho. Tem outros quatro junto com ele, girando em torno de um sistema binário.


A descoberta merece comemoração, porque entre todos os novos planetas descobertos este é o único, fora de nosso sistema solar, que foi avistado diretamente da terra.

Graças ao telescópio em La Palma, Espanha, os cientistas puderam observar a estrela diminuindo seu brilho, quando a super-terra extraterrestre passava diante dele.

O astrônomo Ernst de Mooj, do Astrophysics Research Centre at Queen’s University Belfast, liderou uma equipe internacional que usou um telescópio baseado na Terra para detectar a super-terra, um planeta com mais massa que a terra.

Segundo Ernst, 55 Cancri passa periodicamente em frente da sua estrela que se encontra 490 anos-luz distante de nosso planeta. A estrela pode ser vista a olho nu, em noites clara e sem lua.

(Foto do destaque: NASA/JPL)

Jackson Rubem

 

Exit mobile version