NASA divulga imagens lindas e surpreendentes do planeta Plutão

A foto mais clara de Plutão já tirada até hoje, com sua lua maior, Caronte, à esquerda (NASA-JHUAPL-SWRI)

Merece nossos aplausos as incríveis conquistas da NASA, não só sobre o planeta Plutão, mas também sobre Marte, Ceres e outras localidades do espaço. Um exemplo disso são as imagens lindas fotografadas recentemente e divulgadas pela empresa americana.

Muitos ficam emocionados ao ver não só estas, mas muitas outras imagens bonitas da NASA. Eu estou entre tais pessoas.

As fotos foram enviadas pela sonda New Horizons após uma longa viagem de mais de três bilhões de quilômetros, rumo a Plutão. A viagem começou no ano de 2006.

A imagem de Plutão junto com sua lua Caronte, à esquerda, que você vê neste post, é a mais nítida já obtida até os dias de hoje. Claro que outras melhores do que esta surgirão, à medida que a sonda vai se aproximando do planeta.

Nem mesmo o poderoso Telescópio Hubble conseguiu tirar uma foto tão clara, devido a grande distância de Plutão. Daí a necessidade da NASA enviar uma sonda para estudar o planeta.

O máximo que o telescópio Hubble conseguiu foi fotos como estas de Plutão e Caronte (Dr. R. Albrecht, ESA/ESO Space Telescope European Coordinating Facility; NASA)

Os sete instrumentos da sonda New Horizons vão estudar Plutão em mais detalhes do que qualquer uma das suas cinco luas, incluindo Charon. Mas simplesmente a partir de imagens detalhadas como esta e outras que ainda vão vir, os cientistas poderão conhecer a lua Charon bem melhor do que em qualquer outra época.

“Se olharmos as crateras de impacto sobre Caronte, saberemos o que está escondido sob a superfície”, disse Jeff Moore, membro da equipe New Horizons, no comunicado da NASA.

Porque plutão não é mais considerado um planeta

Plutão, formalmente designado 134340 Plutão, é um planeta anão do Sistema Solar e o décimo objeto mais massivo observado diretamente orbitando o Sol. Originalmente classificado como um planeta, Plutão é atualmente o maior membro do cinturão de Kuiper.nota 2

Como outros membros do cinturão de Kuiper, Plutão é composto primariamente de rocha e gelo e é relativamente pequeno, com aproximadamente um quinto da massa da Lua e um terço de seu volume. Ele tem uma órbita altamente inclinada e excêntrica que o leva de 30 a 49 UA do Sol. Isso faz Plutão ficar periodicamente mais perto do Sol do que Netuno (Neptuno). Atualmente Plutão está a 32,32 UA do Sol.7

Até 2006 Plutão foi considerado o nono planeta do Sistema Solar. No final da década de 1970, com a descoberta de 2060 Quíron e o reconhecimento da sua pequena massa, a sua classificação como um planeta começou a ser questionada.9 No início do século XXI vários outros objetos similares a Plutão foram descobertos no Sistema Solar externo, incluindo Éris, que é 27% mais massivo do que ele.10 Em 24 de agosto de 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma definição de planeta formal, que fez Plutão deixar de ser planeta e ganhar a nova classificação de planeta anão, juntamente com Éris e Ceres.11 Depois da reclassificação, Plutão foi adicionado à lista de corpos menores do Sistema Solar e recebeu a identificação 134340.12 13 Porém, há cientistas que afirmam que Plutão não deveria ser considerado planeta anão, mas voltar a ser classificado como planeta.14

Plutão e sua maior lua, Caronte, são às vezes considerados um planeta binário porque o baricentro de suas órbitas não se encontra em nenhum dos corpos, e sim no espaço livre entre eles.15 É possível que a UAI ainda faça uma definição de planeta binário, que provavelmente classificará Plutão e Caronte como um planeta anão binário.16 Plutão também tem quatro outras luas menores, Nix e Hidra, descobertas em 2005, Cérbero, descoberta em julho de 2011, e Estige, descoberta em julho de 2012.2 17 18.

Exit mobile version