Cientistas descobrem como tratar o mau hálito da boca com vinho

Como tratar o mau hálito da boca

Foto Pixabay/Stevepb

Milhares de pessoas no mundo querem saber como tratar o mau hálito da boca. Os dentistas apresentam algumas soluções. Os fabricantes de dentifrícios também têm suas alternativas. E agora os cientistas apresentam outra bem interessante, baseada no vinho.

A nova pesquisa sugere que beber vinho pode proteger os dentes e curar o mau hálito, pois a bebida destrói bactérias que causam cáries e doenças das gengivas.

Claro que nem todos os dentistas concordam com o resultado da pesquisa. Muitos profissionais alegam que o conteúdo ácido das bebidas alcoólicas pode danificar os dentes.

Apesar da predominância deste pensamento na maioria dos dentistas, o estudo sugere que os antioxidantes existentes no vinho, impedem consideravelmente a ação das bactérias causadoras da placa, cavidades e doença periodontal de aderência às gengivas.

Doenças periodontais

As doenças periodontais, popularmente conhecidas como doenças das gengivas, formam um conjunto de patologias que enquadram a gengivite e a periodontite, ou “piorreia”.

Primeiro as bactérias provocam apenas uma inflamação da gengiva ou gengivite. Trata-se de uma patologia reversível, se for resolvida no início.

Caso isso não aconteça as bactérias podem atingir o osso, causando uma periodonite.

De acordo com o Instituto de Implantologia a consequência inicial é a perda do suporte do dente e sua mobilidade. Em casos mais severos, o paciente perderá o dente. Não só isso, mas também possíveis alterações inflamatórias em todo o organismo.

Os sintomas são claros:

  • Vermelhidão das gengivas;
  • Hemorragia das gengivas durante a escovagem (a hemorragia das gengivas poderá ser um sinal de inflamação e doença);
  • Recessão das gengivas com sensação de dentes mais compridos;
  • Aumento da sensibilidade dentária ao frio ou ao quente;
  • Aparecimento de abcessos gengivais;
  • Mobilidade e alterações na posição dos dentes;
  • Mau hálito persistente.

Além disso, você sabe o que estas bactérias causam quando entram na corrente sanguínea. Elas podem desencadear uma reação em cadeia associada a doenças cardíacas e câncer. E isso é bem pior do que hálito ruim.

Como não ficar doente: 5 dicas do médico otorrinolaringologista para você

Pastas dentífricas inspiradas no vinho

A descoberta de que os antioxidantes do vinho podem tratar o mau hálito da boca resultará em uma série de produtos, segundo os pesquisadores espanhóis.

A indústria fabricará pastas dentífricas “inspiradas no vinho” e enxaguantes bucais com estes antioxidantes.

Segundo o Daily Mail, o autor do estudo, Dr. Victoria Moreno-Arribas, do Conselho Nacional de Pesquisa de Madri, disse: “As células orais normalmente constituem uma barreira física que previne infecções.

“Mas a adesão bacteriana aos tecidos hospedeiros constitui um passo fundamental no processo infeccioso”.

Enfim, os antioxidantes do vinho tinto são mais eficazes na prevenção de bactérias causadoras da placa, do que os extratos disponíveis de sementes de uva e de vinho tinto. A pesquisa sugere isso.

Os resultados foram publicados no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

MAIS:

Exit mobile version