Ateus e agnósticos admitem que rezam – Veja o que os motiva a isso

Ateus, agnósticos e oração

Ateus e agnósticos também rezam, mas apenas em certas circunstâncias, segundo uma pesquisa.

Estranho, não é? Ora, se você não acredita em Deus, porque recorrer a Ele através da oração?




Tudo bem, você pode dizer que é ateu e não reza. Acontece que muitos rezam e admitem.

Eu conheço alguns que citam o nome Deus em conversas, mais do que eu que acredito, embora não tenha religião.

Você pode se perguntar: em quais circunstâncias um ateu e agnóstico pode ou não recorrer a Deus através de oração?

Segundo a pesquisa publicada no The Guardian, uma crise pessoal ou uma tragédia são os motivos mais comuns para ateus e agnóstico se dirigirem ao Deus que fazem questão de negar.

Um em cada quatro ateus admitiu que ora a Deus para se sentir mais confortado ou menos solitários.

Frequência em queda nas igrejas

A frequência à igreja na Grã-Bretanha caiu de 6,5 milhões para pouco mais de 3 milhões entre 1980 e 2015, de acordo com pesquisa feita pela ComRes, em nome da agência de ajuda cristã Tearfund.

A pesquisa mostra também que mais da metade dos britânicos na idade adulta oram regularmente. No entanto, só um em cada três oram em local de culto.

Um terço das pessoas oram pela manhã ou antes de ir dormir.

Um em cada cinco oram ao fazer as tarefas domésticas. Quinze por cento rezam enquanto viajam.

Motivos das orações e crença na eficácia

Apesar de tanta gente orando, menos da metade acredita que Deus ouve.

As pessoas oram por diferentes motivos. A família está no topo da lista dos motivos das orações. Mais de 70 por cento dos que oram mencionam a família.

42% dos oradores agradeceram a Deus. 40 por cento pediram por cura de doenças. 40 por cento mencionaram amigos nas orações.

Rachel Treweek, bispo de Gloucester, disse para o The Guardian:

“Não devemos nos surpreender com essas descobertas recentes que refletem o anseio humano pelo mistério e amor de Deus em meio a experiências da vida diária”.

De acordo com Isabelle Hamley, capelão do arcebispo de Canterbury, a oração é “principalmente uma linha de comunicação com Deus – pensando, refletindo, trazendo preocupações e ansiedades em uma imagem maior. A oração pode envolver pedidos, mas não é útil ver Deus como um Papai Noel celestial”.

“Muitas pessoas são levadas a rezar em algum momento de suas vidas, mesmo que não sejam religiosas. Rezar espontaneamente é aproximar-se. Deus ouve as orações de todos, acrescentou.

A pesquisa mostrou que a oração é uma parte importante da vida de muitas pessoas no Reino Unido, disse Ruth Valerio, da Tearfund:

“Embora seja frequentemente mais fácil rezar por questões mais próximas de casa, queremos encorajar as pessoas a continuarem a envolver-se com questões globais e a rezar pelo fim da extrema pobreza”.

Acredito que tudo se resume no amor. É por amor a um ente querido que, em situações desesperadoras, quando nada dá certo, um ateu e um agnóstico recorre a Deus. Veja aqui setenta passagens da Bíblia sobre amor no Velho Testamento. Veja aqui Frases bonitas originais sobre amor, ilustradas com desenhos.

Além do que a pesquisa citou, situações de desespero como a ameaça constante do fim do mundo, também podem levar as pessoas a oração, independente de crer ou não crer em Deus.

Frase bonita relacionada a esperança

Venha para mim, oh esperança, porque este mundo parece evaporar-se, enquanto os cadáveres se escondem para sempre. (Jackson Rubem).

**
Colabore, compartilhe, comente:  >>Instagram  >>Google Plus   >>Facebook   >>Twitter

Assine o Feed por email (coluna lateral ou abaixo) para receber atualizações e participar de eventuais prêmios.

Exit mobile version