Apresentação 2ª Edição
*Maria Beltrão
Irecê já tinha sua importância definida antes mesmo de existir, pois a “estrada do feijão” que liga o litoral ao interior da Bahia já existia há séculos, antes da Descoberta do Brasil, sob a forma de um peabiru ou mairapé, que em Tupi designa caminho pré-histórico.
Jackson Rubem com seu livro “Irecê: História, Casos e Lendas” empreendeu infatigável pesquisa, utilizando não só fontes documentais (de Morro do Chapéu e de Salvador), como também, a tradição oral, transformando estórias em História.
Depois de se debruçar nas primeiras ocupações históricas em que trata de índios, de estrangeiros e seus descendentes, de arrendatários e de velhas famílias, o Autor estabelece – após meticulosa pesquisa – a verdadeira data da emancipação política de Irecê.
Particularmente interessante, pelo ineditismo de algumas informações, é o capítulo em que se ocupa dos usos e costumes e, especialmente, quando discorre sobre como tratavam as doenças, antes da chegada de médicos à Região e, ainda, sobre a cultura material nos primeiros tempos de ocupação.
Jackson Rubem faz, a seguir, um relato sobre as lutas de duas famílias mortalmente inimigas e a passagem dos “Revoltosos” (Coluna Prestes) pelo Município de Irecê.
Além disso, o Autor dá muitas outras informações sobre o ensino, as ciências, as artes, a economia, a geografia, a ecologia etc. transformando seu livro em um delicioso mergulho no passado e em uma visão realista do presente.
(*) Maria Beltrão é uma famosa cientista brasileira, autora de vários livros e arqueóloga reconhecida internacionalmente.
MAIS:
*
Siga-me nas redes sociais:
Instagram
Assine grátis para receber postagens por email:
Inscrever-se para Jackson Mensagem por Email
Ivânia Nunes Machado Rocha diz
Jackson Rubem, estou fazendo uma pesquisa sobre donas-de-casa leitoras de Irecê e, para tanto, é necessário situar tais mulheres em sua localidade. Seu livro é a melhor referência que conheço sobre a história de Irecê. Porém, não estou conseguindo ter acesso a um exemplar, visto que está esgotado na editora e não há disponibilidade nos meios virtuais. Você sabe como posso conseguir um exemplar de Irecê: história, casos e lendas? Ivania Rocha – mestranda em Crítica Cultural
Jackson Rubem diz
Olá Ivânia,
Parabéns por seu trabalho. O tema é original e interessante.
Conforme email que lhe enviei, você pode conseguir ler meus livros na Biblioteca Hermenito Dourado. As obras foram doadas por mim, pois muitos querem ler e não tem acesso.
ranuzia diz
gostei do seu livro …
Jackson Rubem diz
Que bom, Ranuzia que você gostou do livro.