Continuação da Parte 2
Primeiros estabelecimentos comerciais
Sandoval Avelino de Oliveira (Dodô do Prakasa) conseguiu juntar a maior parte do dinheiro que ganhou vendendo várias coisas. Surgiu então a oportunidade de comprar uma bodega, em sociedade com Arnon Chagas. Era pequena e tinha uma sinuca. Ele ficou tomando conta, em Gentio do Ouro, até março de 1958.
Recebeu então o convite de Mano, seu irmão, que comprou uma loja em Xique-Xique, e o queria como sócio.
Durante a viagem, Dodô passou por Gameleira e ficou hospedado na pensão de dona Arminda. Foi visitar alguns parentes e amigos e se encontrou com Lívia, uma moça de família rica. Falou com ela de seus planos de montar negócio em Xique-Xique e ela perguntou quanto ele tinha de dinheiro para isso.
Dodô disse que tinha 100 contos, mas na realidade só tinha 30 contos. Lívia riu bastante dele e disse:
“Tá pensando que com 100 contos dá para você botar um comércio em Xique-Xique? Você está enganado!”. Mas Dodô disse para ela: “Eu vou para lá lutar, Lívia”.
Dodô sempre foi um homem de luta, uma pessoa cheia de autoconfiança e do desejo de vencer:
“Se você pensar que vai ter alguma coisa na vida e conservar o pensamento que vai ter, você vai acabar tendo. O que vale na vida é o pensamento”.
“Eu ia levando a vida sabendo que futuramente teria alguma coisa e realmente tô dando emprego, tenho alguma coisa”.
Tempos depois, Cicinato convidou Mano e Dodô, para botarem uma sociedade, em Xique-Xique, que se chamaria Irmãos Oliveira:
“A sociedade durou até 1968 e acabou porque eles achavam que eu viajava muito e não trabalhava. Mas eu tinha muita independência e queria administrar meu negócio por conta própria”.
Um irmão questionou: “como vamos dividir?” e Dodô disse: “tudo que tem 3 divide por 3. Dinheiro geralmente não tinha, porque o capital era pouco, então dividimos a mercadoria”.
Dodô estava sozinho. Surgiu a oportunidade de comprar de Santino, em 1974, uma casa que ele tem até hoje, na esquina da antiga Feira das Frutas. Comprou por 30 mil cruzeiros e instalou um comércio que se chamava Casa Oliveira. Botou como sócio seu primo Nonô e a esposa dele. A sociedade durou quase dois anos.
“Quando eu vi que não dava para emprego, entrei no comércio”.
Por volta de 1978/79, mudou para Irecê e se estabeleceu na Rua Antonio Carlos Magalhães. Na época, o supermercado já era o maior de Irecê e estava sob a responsabilidade de Marivaldo.
Morou alguns meses em Irecê, depois se mudou para Salvador, o que facilitaria o tratamento médico de uma de suas filhas, mas vinha constantemente a Irecê.
Com o crescimento do Supermercado Prakasa, decidiu retornar em 1984, comprou uma casa e ampliou o supermercado.
Carreira política e entidades
Bastante conhecido em todo o município de Xique-Xique, atuando em diversos segmentos e ocupando posições destacadas em algumas entidades, Dodô foi eleito vereador de Xique-Xique, no ano de 1966.
Candidatou-se, em 1970 e mais uma vez saiu vitorioso, ocupando inclusive a presidência da Câmara Municipal. Por conta disso, seu grupo político, que sempre foi ligado a Reinaldo Braga, decidiu lançar um candidato a prefeito, em 1976 e Dodô foi o escolhido.
Foi um período difícil para ele, porque a política brasileira é marcada por muita exploração. A eleição foi realizada e o adversário ganhou.
Dodô sempre foi dedicado a tudo que faz e determinado na busca de seus objetivos. Como homem público foi presidente e secretário da Câmara de Vereadores de Xique-Xique e Venerável, na maçonaria.
Mas quando veio morar em Irecê, decidiu se distanciar de todas as atividades relacionadas à política ou filantropia, passando a cuidar mais de suas atividades empresariais, o que lhe toma muito tempo.
“Eu tenho certa cisma com a política. Costumo pensar: É Dodô você não vai dar pra política não, porque você não acha que o feio é bonito! O feio é feio, o bonito é bonito, bom é bom e torto é torto”.
Lembrando-se do passado, Dodô cita políticos que ele admirou muito: Juscelino Kubitscheck e Getúlio Vargas.
MAIS
Biografia Sandoval Avelino de Oliveira (Dodô do Prakasa) – Parte 1
Biografia Sandoval Avelino de Oliveira (Dodô do Prakasa) – Parte 4
Biografia Sandoval Avelino de Oliveira (Dodô do Prakasa) – Parte 2
Biografia Hermenilson Ferreira Carvalho – Parte 1
Mulher tira foto original que só se consegue tentando cem anos
***
Siga-me nas redes sociais:
Instagram
Assine grátis para receber postagens por email:
Inscrever-se para Jackson Mensagem por Email