Os procrastinadores geralmente são grandes pensadores e adiar uma tarefa pode ser considerado o motor do progresso.
Atualmente, quase ninguém tira uma soneca. Muitos costumam levantar cedo até mesmo nos domingos. Esta mudança de habito se deve a milhares de aplicativos e livros de autoajuda que ensinam a parar de procrastinar para ser mais produtivo no trabalho e no estudo.
Dedicar-se a uma vida contemplativa ou a meditação, por alguns momentos é muito mal visto home em dia. Afinal, meditação e vida contemplativa, para muitos, é o mesmo que perder tempo, pois a pessoa não está fazendo nada.
Vivemos em um momento em que as redes sociais nos mostram, minuto a minuto, o dia a dia de conhecidos e estranhos. Estas pessoas estão sempre muito ocupadas e não param de fazer coisas.
Nós invadimos as histórias em que as pessoas aparecem no início da manhã para ir à academia antes de ir ao escritório. Elas tem uma vida social bastante movimentada e muitos planos de lazer até o anoitecer. Na manhã seguinte tudo recomeça.
O problema da imperiosa necessidade de não parar de fazer coisas e demonstrar uma grande produtividade se estende, como não poderia ser de outra forma, para o escopo laboral e educativo. E embora muitos acreditam que a procrastinação é uma das grandes epidemias entre as novas gerações do século 21, existem alguns especialistas que dizem que tentar ser produtivo as 24 horas do dia produz o efeito oposto.
Desta forma, conclui-se que perder tempo é mesmo importante do ponto de vista psicológico. Pelo menos é o que pensa Michael Guttridge, um psicólogo que concentra seu trabalho no mundo dos negócios. Ele também diz que “os benefícios físicos e mentais do tempo gasto com nós mesmos estão sendo perdidos”.
Perder o tempo é recarregar a bateria e desordenar”, acrescenta. Trata-se de ter tempo para ser total e orgulhosamente improdutivo em última instância. Um fato que os tornará melhores em seus empregos “.
Devemos parar de falar sobre o tempo perdido. Devemos chamar isso de tempo “bem gasto”, diz o psicólogo. Uma descrição que também se move para o campo educacional. Assim, depois de anos e anos ouvindo e acreditando o contrário, parece que deixar tudo para o dia antes de um teste ou da entrega de um trabalho estimula a criatividade.
Uma equipe de pesquisa das universidades de Iowa e Pensilvânia concluiu que a necessidade de fazer tudo o mais cedo possível é “tão perigoso quanto o oposto”.
Esta conclusão é resultado de um experimento realizado entre alunos de ambos os centros que receberam o teste de levar um balde cheio de água até o final de um corredor. Para isso, eles tiveram que escolher entre duas fileiras de cubos localizados de um lado e outro e tendo em mente que eles tinham que fazê-lo da maneira mais eficiente possível.
Assim pois, os pesquisadores comprovaram que os estudantes, em vez de decidir tomar os mais próximos, preferiram atirar para aqueles que estavam mais longe, obtendo a seguinte explicação: “escolheram os mais próximos ao ponto de saída e tiveram que carregar por mais tempo, mas o fizeram – segundo a resposta dos jovens – porque queriam sair o mais rápido possível.
Procrastinar ajuda a determinar quais das tarefas pendentes são desnecessárias
Desta forma, a necessidade do imediatismo e a pressa de fazê-lo o mais rápido possível, em vez de esperar por um tempo, levou-os a carregar durante uma jornada maior com um peso que poderia ter sido evitado.
Nesta linha de pensamento se expressa John Perry, professor de Filosofia e autor do livro The Art of Procrastination. Ele afirma, sem nenhuma dissimulação que “adiar (estudos ou trabalho) estimula a criatividade”. Afirma ainda que os procrastinadores geralmente são “grandes pensadores” e que adiar uma tarefa “poderia ser considerado o motor do progresso”:
“Quando alguém é designado para uma tarefa difícil promove o pensamento divergente. Além disso, o adiamento é bom para a memória, porque as pessoas se lembram mais de assuntos incompletos do que dos já concluídas “, ressalta.
Nesta linha, Perry explica que, no final de uma tarefa, o assunto é arquivado. Fica no esquecimento, mais do que quando se decide adiar as ideias ativas na mente por mais tempo.
E não podemos ignorar que, de acordo com especialistas, procrastinar ajuda aqueles que perdem tempo, de vez em quando, a determinar quais tarefas pendentes são desnecessárias. “Especialmente nas grandes organizações se atribuem trabalhos sem sentido. Então, quando você procrastina em um ambiente cheio de trabalhos, você aprende que coisas menos importantes devem ser apagadas da lista de tarefas. ”
Embora evitando o estresse de última hora, é importante, especialmente durante os anos estudantis. O professor e o escritor insiste que é importante ter em mente o tempo ou datas de entrega que são contados antes de tomar uma decisão. Assim, tal e como se indica, se você tiver um prazo de uma hora, o melhor é esperar ao minuto 59. Se for um mês, proponha decidir no dia 30 e se for um ano, deixe-o no último mês.
Enfim, está cientificamente comprovado que perder tempo de forma lógica e coerente torna-se mesmo necessário para a saúde mental e para uma melhor produtividade. É importante, no entanto, saber como procrastinar. Não se pode esquecer que, em qualquer momento, você terá que se colocar na frente dos livros para ser aprovado em um exame ou entregar seu trabalho em tempo para obter uma melhor nota. (GONZO / Cristina Muñhoz)
**
Saiba mais sobre escrita automática. Leia outras mensagens produzidas automaticamente.
Acompanhe, Compartilhe, Comente:
Instagram Google Plus Feed Curtir.
Obrigado!