O papa Francisco não queria, mas um documento católico que ia ser divulgado em breve vazou e agora milhões de pessoas estão sabendo. Pelo que se percebe a coisa está ficando feia e podemos virar churrasco devido ao aquecimento global que segundo o papa vai se acelerar e acabar com tudo que é coisa viva.
Segundo o projeto que faz parte da encíclica papal que vazou, se as pessoas não mudarem seu estilo de vida e consumo de energia, vai acontecer uma “destruição sem precedentes do ecossistema” antes do final deste século.
O documento que foi obtido e publicado pela revista L’Expresso irritou o papa porque foi divulgado antes do planejado.
O pontífice diz que se continuarmos agindo da mesma forma haverá “graves consequências para todos nós”.
O papa Francisco cita também a necessidade de uma nova autoridade política global “encarregada de cuidar da redução da poluição e do desenvolvimento de países e regiões pobres”.
Embora o papa Francisco aceite que o aquecimento global pode ter algumas causas naturais, ele demonstra que o aquecimento é causado principalmente pelo homem:
“A humanidade é convocada a tomar nota da necessidade de mudanças no estilo de vida e mudanças nos métodos de produção e consumo para combater este aquecimento, ou pelo menos as causas humanas que produzem e acentuam o aquecimento do planeta”, escreveu ele no projeto. “Numerosos estudos científicos indicam que a maior parte do aquecimento global nas últimas décadas é devido à grande concentração de gases do efeito estufa … desprendido acima de tudo por causa da atividade humana”.
O papa também vai destacar as soluções que obstruem. Em uma aparente referência aos negadores da mudança climática, o documento afirma:
“As atitudes que se interpõem no caminho de uma solução, mesmo entre os crentes, variam de negação do problema a indiferença, a resignação conveniente ou fé cega nas soluções técnicas.”
Os jornalistas foram informados que receberiam uma cópia adiantada do documento na quinta-feira de manhã e o documento seria lançado publicamente ao meio-dia na sequência de uma conferência de imprensa.
O Papa Francisco participará de uma reunião nas Nações Unidas e outra no Congresso Americano.
Destaquei este texto do documento, onde ele inicia com estas palavras:
“A Terra está protestando pelo mal que estamos fazendo com ela, por causa do uso irresponsável e abuso dos bens que Deus colocou sobre ela. Temos crescido pensando que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência que existe no coração do homem, ferido pelo pecado, também se manifesta nos sintomas da doença que vemos na Terra, na água, no ar e nas coisas vivas. “