Prefácio de Gedel Vieira Lima: o aniversário de Irecê

Jackson Rubem possui uma personalidade singular. Baiano de Irecê nutre profunda admiração e interesse pelo complexo universo cultural de seu estado, particularmente pela história de sua cidade natal. Autor de diversas obras que resgatam a formação histórica e cultural de Irecê, dedicou-se também à literatura de cordel. Foi por meio dela que Jackson Rubem nos brindou com o belíssimo Aniversário de Irecê, cordel histórico que narra a saga desta cidade desde 1807 aos dias atuais.

Utilizando-se de vasto repertório, Jackson Rubem construiu cordel rico em referências históricas e alusões a acontecimentos que ainda hoje povoam o imaginário daquela gente da Chapada Diamantina Setentrional. Brava gente que, com sua labuta diária, elevou Irecê à condição de maior produtora de feijão do Nordeste, com reconhecido potencial agrícola, apesar de todas as adversidades que enfrenta um município situado no Polígono das Secas.

Leitura obrigatória para todos aqueles que buscam resgatar as raízes históricas de fatos e acontecimentos que marcaram a construção e formação desta importante cidade baiana, o Aniversário de Irecê coloca-se como obra primordial deste jovem escritor. Vale ressaltar que Jackson Rubem muito contribui para o engrandecimento cultural da Bahia e – por que não dizer? – do Brasil. Precisamos de cidadãos que, como ele, valorizem a história e a cultura de cada uma das regiões deste País “ porque somente assim conheceremos a verdadeira formação histórica e cultural de nosso Povo.”

Gedel Vieira Lima
Ministro da Integração Nacional

O aniversário de Irecê
O aniversário de Irecê

Editora Print Fox
Ano da publicação: 2008, 4ª Edição
ISBN: 978-85-87498-29-8