Não vale a pena lastimar, nem falar de coisas ruins, mas as coisas estão ficando tão feias neste mundo que não podemos nos omitir. Imagine você que depois de tantos avanços da Medicina, nos últimos 50 anos, tudo pode ficar perdido, por conta das mudanças climáticas.
Isso mesmo, ondas de calor, tempestades, inundações, ou secas, conforme advertência de comitê de especialistas, durante uma reunião na terça-feira (23), podem nos fazer regredir 50 anos em termos de avanços médicos.
O professor Hugh Montgomery, da University College de Londres e copresidente da comissão criada pela revista médica britânica “The Lancet”, disse que “a mudança climática é uma emergência médica”.
Sabem o que eu acho pior de tudo? A causa principal das mudanças climáticas: nós seres humanos, metidos a inteligentes, no entanto, extremamente ambiciosos. Graças a este nosso desejo de querer mais e mais não medimos consequências em poluir rios, jogar fumaça venenosa na atmosfera, destruir as árvores, matar os animais, entre outras formas de contribuir com as mudanças climáticas.
Parte do que estamos passando atualmente é nossa culpa. O próprio Papa Francisco advertiu, através de um documento que vazou, que tudo pode se acabar na terra, se a humanidade não mudar seu jeito de agir. Aliás, para ser mais contundente ainda, os próprios cientistas estão dizendo que começou a sexta extinção em massa na Terra.
As desgraças causadas pela mudança climática
Segundo os pesquisadores, entre os efeitos indiretos para a saúde, encontram-se a poluição urbana, os problemas de segurança alimentar e o desenvolvimento de doenças transmitidas por mosquitos que se propagam para as zonas mais quentes, devido ao aquecimento do planeta.
O professor Montgomery, chateado com a lentidão do processo de negociações sobre o clima, disse que a crise exige “uma resposta urgente, utilizando as tecnologias disponíveis atualmente”. Pior é que ele já falou isso várias vezes.
Você acredita que alguém vai dar importância a fala dele e de outros especialistas?
Eu acredito que não. Estou entre os que acreditam que somente uma intervenção do Deus Verdadeiro poderá resolver os males deste planeta.