Continuação da Parte 1:
Política Regional
Um dos sonhos de infância de Hermenilson Carvalho era o de ver Lapão ser transformado em uma cidade e mesmo criança já falava sobre isso com as pessoas mais velhas.
Talvez o fato de gostar de ser locutor e manifestar seus pontos de vista nos primeiros anos de escola, fosse um treinamento, ainda que involuntário, para sua carreira política futura, voltada para a independência e o progresso de Lapão.
Já na fase independente de sua vida, em Salvador, foi chefe do gabinete da liderança do governo e do PMDB, na Assembleia Legislativa.
Foi eleito em 1982 para vereador e teve uma carreira brilhante, conforme citado mais amplamente em tópicos anteriores.
Durante onze anos liderou a oposição em seu município, até que em 1996 conseguiu eleger seu candidato, Ricardo Rodrigues para prefeito.
Foi nomeado como Assessor Técnico e elaborou o Plano de Governo para Ricardo Rodrigues. Além disso, coordenou a área incumbida para captação de recursos e investimentos para o município.
Seguindo orientações do então governador Paulo Souto, Hermenilson filiou-se ao PL, consolidando-se como sucessor natural do grupo Ricardo Rodrigues à prefeitura de Lapão.
Assim o PL comentou sobre ele, na ocasião:
“Trata-se de um dos currículos político e administrativo com maior conteúdo na região e com larga experiência na vida pública. Hermenilson foi subsecretário de serviços públicos da Prefeitura de Salvador, na primeira gestão do prefeito Mário Kértz, delegado do Ministério da Agricultura na Bahia e chefe da assessoria de planejamento da Assembleia Legislativa do Estado”.
Em 2004, ganhou a eleição para prefeito municipal e apresentou seu plano de governo voltado para o desenvolvimento social, político educacional, cultural e econômico.
Deduz-se do ponto de vista de Hermenilson que ele considera a região como se fosse um corpo. Se um membro é afetado, todo o corpo sente. Por conta disso, defende o desenvolvimento regional, em seus discursos.
Como técnico, deu grande contribuição à Associação dos Prefeitos da Região de Irecê (APRI). Posteriormente a entidade passou a ser chamada de União das Prefeituras do Platô de Irecê (UNIPPI) e Hermenilson sucedeu o prefeito de Barra do Mendes, Dr. Néu.
Leia também:
Biografia Hermenilson Ferreira Carvalho – Parte 1
Prefácio: Lapão, Cem Anos de História – Hermenilson Carvalho
Biografia Hermenilson Ferreira Carvalho – Parte 5
Biografia Hermenilson Ferreira Carvalho – Parte 4
Biografia Hermenilson Ferreira Carvalho – Parte 3
***
Siga-me nas redes sociais: InstagramAssine grátis por email