Expressões faciais caninas
Se você pensa que a arte da manipulação é inerente apenas ao ser humano está bem enganado.
Os cães também manipulam nossas emoções!
Os cães? Sim. Isso mesmo!
Eles levantam as sobrancelhas propositalmente, para que seus olhos pareçam ser maiores e eles mais infantis, só para nos manipular.
Além disso, certos movimentos que fazem com os olhos correspondem a expressão de tristeza nos seres humanos que se identificam imediatamente com eles e fazem o que querem.
Assim, estes belos “coitadinhos” nos enganam só para obterem algum benefício.
Claro que além nos manipular eles também podem salvar nossas vidas, em muitas situações, como é o caso de Barry. Graças aos atos heróicos Barry muitas vidas foram salvas.
A pesquisa
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Portsmouth passou um bom período analisando as expressões faciais de 24 raças diferentes de cães, incluindo pastor alemão, Golden Retriever e um número de mestiços.
Eles observaram que a expressão facial dos cães não se altera se ninguém os observa.
Mas dirija sua atenção para eles e veja o que acontece. Eles criam diferentes tipos faciais, a depender do seu interesse.
Acreditava-se que apenas os seres humanos usavam expressões faciais como forma de comunicação.
A pesquisa com os cães, no entanto, provou o contrário. Os animais também usam deste recurso para se comunicarem conosco.
Os pesquisadores notaram que quanto mais observavam os cães, maior era a frequência do movimento AU101 (termo referente aos olhos do cachorro).
Se os cães conseguem se comunicar conosco (acredito que outros animais também o fazem), pode-se dizer que são algo mais do que simples animais.
Uma prova disso é um estudo feito com base em ressonância magnética em cães treinados para permanecerem acordados durante o exame.
O resultado do exame foi tão surpreendente que um dos cientistas membro da equipe, Dr. Gregory Burns, afirmou no jornal The New York Times:
Os cães são gente como nós.
Burns conclui que eles são gente. E a pesquisa da Universidade de Portsmouth conclui que eles têm consciência.
A consciência dos cães
A equipe de Portsmouth concluiu que o aumento do uso das expressões faciais dos cães, demonstra que eles têm consciência acerca dos benefícios que podem obter com isso.
O jornal britânico Daily Mail citou a afirmação de um dos autores da pesquisa:
“Isto poderia ser por duas razões possíveis. Em primeiro lugar, AU101 se assemelha a um movimento facial que em humanos indica tristeza. Portanto, isso tornaria os seres humanos mais empáticos em relação aos cães diante de suas expressões.
“Outra possibilidade é que o AU101 permite que os olhos dos cães pareçam maiores e mais infantis. Independentemente do mecanismo exato, parece que os seres humanos são particularmente sensíveis ao movimento facial dos cães.
“O aumento da produção deste movimento em resposta a atenção humana poderia beneficiar cães em sua interação conosco.
Portanto, na próxima vez que você estiver observando seu cão e ele fizer “carinha” de coitadinho e carinha de bebê desamparado, mesmo sendo adulto, pode ter certeza disso:
Ele quer alguma coisa e está lhe manipulando!
**
Acompanhe, Compartilhe, Comente:
Instagram Google Plus Feed Curtir.
Obrigado!