Boa dica: melhorar a memória
Já aconteceu alguma vez em sua vida você terminar de ler um texto e não lembrar de nada do que leu? Isso é mais comum do que você possa imaginar. Já passei por este problema. Muitas outras pessoas também.
É como se não tivéssemos lido nada. Nenhuma frase entre as dezenas que acabamos de ler ficou na memória.
Por que?
A resposta está nestas duas palavras: leitura silenciosa.
A notícia boa é que os cientistas revelam uma boa dica simples e eficaz para mantermos a informação fresca em nossa memória por muito mais tempo:
O segredo é: Ler em voz alta!
Portanto, se você quer estudar para vestibular, para Enem, concursos de todos os tipos, tirar habilitação, memorizar um material para discurso, memorizar as escrituras, vocabulário em inglês, citações importantes, qualquer coisa a boadica é ler em voz alta.
Tudo se tornará mais fácil para você.
Muitas pessoas que se destacam na atualidade se beneficiam com esta técnica, usada por nossos antepassados e cuja eficácia a ciência comprovou.
Você pode até questionar: “mas Jackson, vale mesmo a pena eu me expor lendo em voz alta, se venho obtendo resultados com a leitura silenciosa?”.
Reafirmo que seguir a boa dica da ciência é melhor, pois você vai memorizar muito mais rapidamente, do que com a leitura silenciosa. Vai ganhar tempo e tempo vale ouro, pois tempo perdido não se recupera.
Além disso, existem muitos outros benefícios da leitura em voz alta:
- Melhora sua dicção, pois você observa sua entonação e consequentemente procura corrigir o que for preciso.
- Sua respiração fica ótima
- Os órgãos do seu aparelho fonador ficam mais fortes
- Aumenta sua autoconfiança
- Melhora seu vocabulário e seus conhecimentos gerais, já que você reterá mais coisas na memória.
Além dos exemplos citados acima, deixei mais um por último, porque é muito importante. Talvez o mais importante de todos, pois muitas pessoas padecem de falta de concentração.
Ler em voz alta é um santo remédio para melhorar sua concentração.
Isso acontece porque esta forma de ler potencializa o foco entre a mente e a voz.
Um recente estudo da Universidade de Waterloo comprovou que ler em voz alta é um fator importante para retermos palavras na memória de longo-prazo.
O estudo apelidado de “efeito de produção” que é a ação dupla de falar e ouvir a si mesmo traz imensos benefícios a memória:
“Este estudo confirma que a aprendizagem e a memória se beneficiam do envolvimento ativo”, disse Colin M. MacLeod, professor e presidente do Departamento de Psicologia de Waterloo, coautor do estudo com o autor principal, pós-doutorado Noah Forrin. “Quando adicionamos uma medida ativa ou um elemento de produção a uma palavra, essa palavra se torna mais distinta na memória de longo-prazo e, portanto, mais memorável”.
O estudo testou quatro métodos em 95 participantes:
- Leitura em silêncio
- Ouvir alguém ler
- Ouvir uma gravação de si mesmo lendo
- E ler em voz alta em tempo real
Os resultados mostraram que o efeito produção da leitura de informações em voz alta para si mesmo resultou em melhor recordação.
“Quando nós consideramos as aplicações práticas desta pesquisa, eu penso também nos idosos que são recomendados a fazer quebra-cabeças e palavras cruzadas para ajudar a reforçar sua memória. Este estudo sugere que a ideia de ação ou atividade também melhora a memória. E nós sabemos que o exercício regular e o movimento também são blocos de construção forte para uma boa memória”, disse o professor MacLeod.
Existem outras dicas que são úteis para melhorar a memória.
Como Ler em Voz Alta para um público
As dicas abaixo são do WikiHow. Elas são importantes para qualquer pessoa que precise ler alguma coisa em público. Professores, oradores e treinadores recorrem muito a leitura em voz alta para seus ouvintes:
- Respire. Respirações rasas ou rápidas não o ajudarão — além disso, as profundas podem acalmá-lo e fazer com que expresse suas emoções. Antes de ler, diminua o ritmo com que inspira e expira e foque-se no livro. Contar algum ritmo em sua cabeça ou cantarolar uma música também pode ajudar a acalmá-lo.
- Fique confortável e relaxe. É difícil se focar em um livro quando se está inquieto, e preocupar-se com a reação dos seus amigos não ajudará a manter sua voz firme. Leia sentado, a não ser que vá fazê-lo por pouco tempo, e evite preocupações e desconforto: ligue em casa para saber se seus filhos estão bem ou vá ao banheiro.
3, Saiba o que está lendo. Familiaridade é reconfortante, então, pare um minuto antes de ler em voz alta para passar os olhos pelo texto. Se possível (ex: se estiver dando uma palestra), releia o material em silêncio antes de fazê-lo em voz alta; se não, passar os olhos por tudo e ler as frases mais importantes (por exemplo, a última de um capítulo) vai ajudá-lo.
- Leia com paixão. Fale lentamente o bastante para que os ouvintes possam entendê-lo e mude a entonação da sua voz — não leia em um tom só! Isso pode promover o sucesso ou o fracasso da sua leitura em voz alta, mas relaxe e deixe que sua voz se altere naturalmente.
- Enuncie claramente. Tente aumentar seu vocabulário para o caso de encontrar palavras que não sabe pronunciar e vá devagar. Quando fizer pausas para respirar, olhe mais adiante no texto para ver o que ainda lerá. Não murmure ou leia rápido demais.
- Faça contato visual. De vez em quando, olhe para o público e faça isso. Se for um livro engraçado, encare-os e faça uma careta ou sorria. Isso estabelece a conexão entre você e seus leitores, e pausar a leitura pode permitir que limpe a garganta ou que respire fundo.
Por fim, mas esta outra importante dica do WikiHow:
- Não se preocupe com erros. Se gaguejar em uma palavra ou não puder pronunciá-la, sorria e continue! Não perca a cabeça; espere cometer alguns erros e não se importe com eles. Divirta-se!
**
Acompanhe, Compartilhe, Comente: ***Instagram ***Google Plus ***Feed ***Facebook. Obrigado!