Fonte: Livro Irecê – A Saga dos Imigrantes e Histórias de Sucesso, do escritor Jackson Rubem. 534 páginas. Editora Print Fox, ano 2004. ISBN: 85-87498-05-3 (OBS: material protegido pela lei de Direitos Autorais. Caso você reproduza alguma coisa, favor citar a fonte).
“Fui alfabetizado por Belarmina Nunes Dourado (tia Baia) uma professora leiga que se tornou enfermeira. Estudei na Faculdade de Agronomia de Cruz das Almas, filiada a Universidade Federal da Bahia. Em 1965 fui diplomado Engenheiro Agrônomo.”
Joacy Nunes Dourado, popular Dr.Joacy, nasceu em 02 de Junho de 1940, no povoado de Conquista, município de Irecê, filho de Natanael Nunes Dourado e Geraldina Nunes Dourado (Preta). É casado com a professora Eneida Dourado, ex-diretora da Esagri, com quem teve três filhos: o advogado Leonardo, o médico Luciano e o David, formando em Informática.
Escola, colégio e universidade
Joacy foi alfabetizado por Belarmina Nunes Dourado (tia Baia), uma professora leiga que depois se tornou enfermeira.
Até a quarta série, estudou em Conquista, usando uma carteirinha de madeira feita por Natanael, seu saudoso pai. Depois foi estudar a 5ª série, em Gameleira dos Crentes, com a célebre professora Lindaura Dourado Vasconcelos, a mais importante da região, preparando-se para a disputada admissão.
Após passar na admissão, foi estudar no colégio presbiteriano Augusto Galvão, em Campo Formoso, permanecendo ali de 1954 até 1958. Em seguida, foi para Salvador, estudando inicialmente em colégio presbiteriano fundado por americanos, depois no 2 de Julho, também de cunho religioso, onde concluiu o científico.
Passou no vestibular e foi estudar na Faculdade de Agronomia de Cruz das Almas, que era filiada à Universidade Federal da Bahia. Em 1965, foi diplomado Engenheiro Agrônomo.
Empregos e ocupações
Chefe do CR 3253 do IBRA: Pouco antes de concluir o curso de Agronomia, foi convidado para trabalhar no Instituto Brasileiro de Reforma Agrária – IBRA, em Salvador, junto com Antônio Nunes Dourado Neto, que era chefe daquele instituto. Ficou responsável por 66 municípios, abrangendo uma área que ia de Irecê até Urandi, Minas Gerais. Trabalhou durante dois anos.
Presidente da Coopirecê: Foi um dos fundadores da Coopirecê e o primeiro presidente.
Secretário do governo Ineny: Ao ser eleito em 1972, Dr. Ineny Nunes Dourado o convidou para ser seu secretário de governo. Joacy permaneceu ao seu lado, durante quatro anos, adquirindo grande experiência administrativa.
Prefeito de Irecê: Em 1976, é eleito prefeito municipal de Irecê e governa o município, durante seis anos.
Vice Prefeito: Por duas vezes ocupa o cargo de vice-prefeito, ao lado de Adalberto Lelis Filho: de 1996 a 2000 e de 2000 até 2004.
Prefeito novamente: Retorna à prefeitura, ocupando mais uma vez o cargo de prefeito da cidade de Irecê, com a saída antecipada de Beto Lelis, em abril/2004.
Gerente regional da Car: assumiu a gerência regional da CAR, no governo do Dr. Valdir Pires, por dois anos.
Diretor da Rádio Regional de Irecê: Depois que terminou os seis anos de seu mandato de prefeito, tornou-se diretor da Rádio Regional de Irecê, a primeira rádio, da qual era também sócio fundador, juntamente com Nobelino, o ex-prefeito Ineny e sua esposa Ângela.
Participação na sociedade
Lions Club: Foi um dos sócios fundadores do Lions Club de Irecê.
Maçonaria: Participou como membro da fundação da Maçonaria, em Irecê. Como prefeito, ajudou na construção de sua sede.
Coopirecê: Um dos fundadores da Coopirecê e o primeiro presidente.
Colégio Cláudio Abílio Aragão: Um dos fundadores, ao lado de Jorge Rodrigues, Ineny Dourado e Valdevi.
Religião
Foi diácono da Igreja Presbiteriana, em Conquista. Sempre teve trânsito livre em Irecê, nos meios religiosos e colaborou com a vinda do primeiro bispo da Igreja Católica.
Congressos e seminários
Participou de dezenas de eventos, seminários e congressos em diversos estados brasileiros, como Salvador, Fortaleza, Porto Seguro e em Brasília, representando Irecê e integrando nossa cidade com os grandes centros comerciais do país.
Foi eleito presidente da Assembleia Geral da Associação dos Prefeitos da Bahia, em um congresso realizado em Salvador.
Em Brasília, esteve representando o prefeito Beto Lelis, na festa dos 500 anos do Brasil, quando esta cidade foi agraciada, na área de educação, com o selo dos 500 anos.
Realizações como prefeito de Irecê
Na área de construções
Fórum: Inaugurou o fórum Dantas Junior, cuja construção se iniciou no governo de Ineny. O evento contou com a participação do governador Dr. Roberto Santos;
Banco do Brasil: Na época em que era prefeito, colaborou ativamente, com a construção da nova sede do Banco do Brasil;
Banco do Nordeste: Doou uma ruela transversal que ficava ao lado do Banco do Nordeste, dando sua contribuição para a ampliação desta importante agência bancária de Irecê;
Baneb e Caixa Econômica: como prefeito, trouxe a Caixa Econômica Federal para Irecê, instalando-a onde funciona, na atualidade, a Câmara de Vereadores;
Abastecimento de água: Em sua época, um dos problemas mais sérios de Irecê era o abastecimento de água para consumo humano e de animais. Como prefeito, em parceria com o governo do estado abriu centenas de poços tubulares para abastecimento humano e de animais, em vários povoados, vilas e fazendas.
Como não existia energia elétrica, o abastecimento de água, nos povoados, vilas e fazendas, era dificílimo e ficava sob a responsabilidade da prefeitura. Precisava-se de uma pessoa para tomar conta de cada poço e a energia vinha de motores a diesel, cujas peças de reposição eram caríssimas. A despesa era enorme, mas a prefeitura cumpriu sua missão.
A Embasa só tomava conta do município. Quando os poços tubulares que forneciam água para a sede secaram, a prefeitura fez convênio com a Embasa para trazer água de Lapão.
Rodoviária: A rodoviária de Irecê foi também uma das realizações de Joacy, quando prefeito.
Energia elétrica: Quando Joacy assumiu a prefeitura, era prefeito da sede e também de Gabriel, Lapão, João Dourado e América Dourada, que antes pertenciam Irecê. Durante seu mandato, energizou toda esta região, contando com apoio do então Secretário de Minas e Energia, Dr. Paulo Souto, no governo do Dr.Roberto Santos. E nisso, Joacy destaca a colaboração de dois eminentes deputados na época: Edivaldo Santos Lopes e Nobelino Dourado Filho.
Estradas: O município de Irecê tinha cerca de 800 km de estradas vicinais, ligando e interligando a sede com fazendas, povoados e vilas. Havia a necessidade de constante ampliação e conservação. Para isso, Joacy adquiriu maquinário como trator esteira, patrol, carregadeira e caçambas e caminhão pipa.
MAIS
Biografia Joacy Nunes Dourado – Parte 2
Biografia Joacy Nunes Dourado – Parte 3
Biografia professor Jorge Rodrigues – Parte 4
A instalação do município de Irecê em 31 de maio de 1933
Biografia Dr. Paulo Heber – primeira parte
***
Siga-me nas redes sociais: Instagram