Dr.Nobre / Manoel Nobre Filho: afinidade com a política
Quando Yuri Galgarim, primeiro astronauta a pisar na lua, veio ao Brasil, Dr. Nobre, juntamente com seus colegas do Rio, sofreram uma repressão muito grande, tendo inclusive ido parar no DOPS.
“Foi uma história bastante desagradável na época, mas a gente venceu todas”.
Esta sua militância pela esquerda é muito antiga e veio destas perseguições sofridas durante o período de estudante. Naquele tempo, chegou a ocupar uma posição destacada na UNE – União Nacional dos Estudantes – em 1961, quando era secretário daquela entidade.
“Eu sempre fui um torcedor da esquerda do país”.
Continua firme na militância pela esquerda. Não mais como militante direto por falta de tempo.
Dr.Nobre / Manoel Nobre Filho é o fundador do PSB em Irecê. No passado chegou a tentar carreira política, candidatando-se como vereador e quase ganha. Ficou como terceiro suplente. Na história política mais recente, envolveu-se com a política de Beto:
“Conseguimos derrubar um tabu que parecia impossível e conseguimos com a ajuda do povão. O povo lutando, dando dinheiro, dando esforço. Viramos a mesa. Depois veio nova eleição e conseguimos vencer contra toda força do estado”.
“O político ideal é aquele que além de habilidoso, culto e sincero, seja também democrático e não use a política como um meio de enriquecimento, ou seja, em benefício próprio. É difícil encontrar alguém que molde a estes preceitos, porém, não é impossível”.
Situação de violência
A violência, segundo Dr. Nobre, é algo mundial, que se acentua mais em determinadas áreas, onde há muita concentração de pessoas e desemprego. Isso contribui com o aumento da violência.
Nosso país é carente de ensino para a população menos favorecida. Falta muita coisa para ajudar no desenvolvimento das pessoas.
“A gente vê com tristeza essas violências alardeando cada vez mais, principalmente por causa do uso de drogas, que acaba com a vida, a dignidade das pessoas. Para o mal, tudo vai rápido, tudo se desenvolve com rapidez. As pessoas estão mais violentas, mais agressivas”.
“Eu acredito que a violência é um problema social, que pode aos poucos ser contida, mas nós precisamos, sinceramente, de uma política voltada para esta questão e de uma justiça eficaz”.
Houve uma época em que ele estava muito revoltado com tanta coisa errada acontecendo em nosso país. Em determinado momento, veio a inspiração e ele criou uma frase que continua atual até os dias de hoje:
“O dia que a semente da seriedade germinar um pouco mais neste solo tão fértil que é o cérebro do brasileiro, porque não dizer, dos nossos homens públicos, este país deixará de ser subserviente às grandes nações. Grandes porque nos escravizam e nos espoliam com a conivência de nossos próprios dirigentes”.
O futuro de Irecê
Irecê é totalmente diferente de outras regiões. Por maior que seja a crise, sempre vemos Irecê crescer, se desenvolver, movimentar o comércio. É verdade que em determinadas épocas, há um recuo.
“Se você for comparar com cidades ao nível de Irecê, nenhuma alcança o movimento financeiro que Irecê tem. Por isso acredito que Irecê tem futuro”.
Apesar de todo progresso, há muitas coisas faltando em Irecê, principalmente na área de lazer. As crianças daqui sentem muita falta disso. Segundo Dr. Nobre, o que existe é um clubezinho aqui, outro ali.
“Não há uma promoção social no sentido de ampliar os eventos para as crianças e os jovens de Irecê. A gente nota que isso é uma falta gritante”.
Na área de saúde estamos caminhando mais ou menos para uma melhora razoável. Na área de Educação temos um parque educacional bastante evoluído, apesar do ensino público, ser bastante deficiente, por questões políticas.
Cita como exemplo o Colégio Polivalente. Quando foi fundado em Irecê era um exemplo de colégio. Os que estudaram naquela fase inicial do Polivalente, aproveitaram bastante. Hoje em dia, o colégio já não tem mais o material de formação profissional, marcenaria, carpintaria. Tudo isso tinha ali, hoje já não tem.
Ultimamente, no entanto, devido a um grupo de professores preocupados em resgatar a imagem da escola – que já não era boa – as coisas estão melhorando. Essa preocupação já é visível no aspecto físico e pedagógico da mesma.
Lembranças mais antigas
Quando chegou, a pracinha da prefeitura era o único lugar que tinha calçamento em paralelepípedo. O restante era caminho que ia para cá, caminho que ia para lá e todos sem calçamento nenhum. Além disso, não havia água encanada. Era uma luta.
A luz da cidade apagava às 10 da noite. Antes de ser apagada, havia três sinais. Vinha o primeiro apagão, depois o segundo, e o terceiro era definitivo.
Desta forma, ficavam com energia das 6hs. da manhã até às 22hs.
“Sobre isso nós progredimos bastante. Temos uma boa luz, água encanada. De qualquer maneira vai melhorando a situação do município. Por isso eu acredito que Irecê tem jeito, que Irecê tem condições de melhorar bastante ainda”.
Dr. Nobre ainda conserva, em seu consultório, um rádio antigo, que ele comprou há 32 anos, na antiga casa Lacerda. Era a distração em uma época que não tinha televisão. Ligava o rádio e ouvia as emissoras do Rio de Janeiro e de São Paulo. O som era de excelente qualidade.
Pode lhe interessar também:
Biografia Dr.Nobre / Manoel Nobre Filho – Parte 1
Biografia Dr.Nobre / Manoel Nobre Filho – Parte 2
Biografia Dr.Nobre / Manoel Nobre Filho – Parte 4
Biografia Zé das Virgens / José Carlos Dourado das Virgens – Parte 4
Astronauta da China ouve som misterioso no espaço e fica com medo
Siga-me nas redes sociais:
Instagram
Assine grátis para receber postagens por email:
Inscrever-se para Jackson Mensagem por Email