Fonte: Livro Lapão, Cem Anos de História, do escritor Jackson Rubem. 718 páginas. Editora Print Fox, ano 2010. ISBN: 85-87498-36-3 (OBS: material protegido pela Lei de Direitos Autorais. Caso você reproduza alguma coisa, favor citar a fonte).
“Eu observava como a educação poderia ser feita, como poderia ser melhorada, então estes anseios todos, estas expectativas ao longo da vida, tive oportunidade de fazer”.
Hermenilson Ferreira Carvalho nasceu no ainda povoado de Lapão, em 29 de abril de 1952. Na época, o lugar se encontrava em grande efervescência econômica, por conta da usina de beneficiamento de algodão de João Pereira Borges.
Além disso, estava chegando à agência de Correios e empresários investindo no lugar, motivados principalmente pela gigantesca feira.
Foi neste cenário que ele nasceu, filho de Hermínio Carvalho e Alzira Carvalho, que além dele teve outros cinco filhos.
Aprendeu as primeiras letras com a professora Zizinha, depois continuou com a professora Gilzete Ribeiro Dourado.Tornou-se um grande leitor desde o início.
Fez muitas amizades, enquanto participava de grupos musicais, grupos de teatro e grêmio estudantil.
Durante os intervalos, atuava como locutor de eventos, o que foi relevante para sua futura carreira política, um sonho desde a infância, ainda que imaturo, pois manifestava seu desejo de ver Lapão se tornar cidade.
Concluiu o ginásio na CNEG – Campanha Nacional de Educandário Gratuito, posteriormente CNEC.
Bem jovem ainda, foi para Salvador onde concluiu o segundo grau. Em seguida, ingressou na Universidade Católica de Salvador, formando-se em Ciências Econômicas. Depois fez pós-graduação em Administração Pública e se tornou acadêmico em Direito.
Cargos
Hermenilson se destacou em Salvador, ocupando cargos importantes de importância local, estadual e nacional:
Assessor parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia;
Chefe de Gabinete da Assessoria de Planejamento de Lideranças de Partidos Políticos na Bahia;
Coordenador da Agência de Informática da Fundação Mobral, no Ministério da Educação, no período de 1973 a 1979. Teve então a oportunidade de conhecer a maioria dos municípios baianos, participando de diversos trabalhos junto às Prefeituras;
Ocupou o cargo de subsecretário da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Salvador. Mais além, assumiu a direção dessa Secretaria, em substituição do seu titular.
Enquanto ocupava a função, pensava:
“Se algum dia eu for prefeito de Lapão, eu vou mostrar lá, porque aqui esse negócio é grande demais, como é que a gente pode fazer alguma coisa e o publico vê que foi feito!”.
Membro suplente do Conselho de Administração da Ceasa-Bahia e do Conselho de Administração da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador;
Foi assessor de Planejamento da CODEBA, do Ministério dos Transportes.
Ocupou o cargo de Delegado Federal do Ministério da Agricultura, tendo a oportunidade de conhecer de perto os caminhos para a formulação de uma política séria e definitiva para a Bahia.
Era um cargo de grande importância. Mensalmente tinha que estar com o Ministro, apresentando relatórios. Nestas ocasiões, pensava para si mesmo: “Pôxa, se algum dia eu puder atuar como prefeito lá de Lapão, vou levar umas experiências que eu observo em nível de pais e quem sabe, talvez eu possa ajudar o povo de lá a montar um modelo que sirva para toda a região”.
Teve uma atuação bem positiva, no Ministério da Educação, onde assimilou grande experiência relacionada a projetos educacionais: “Eu observava como a educação poderia ser feita, como poderia ser melhorada, então estes anseios todos, estas expectativas ao longo da vida, tive oportunidade de fazer”.
Foi gerente do Núcleo do Projeto Sertanejo, instalado em Irecê e como tal, destacando-se neste cargo;
Exerceu além de estes cargos a mais nobre de todas as profissões que a de ser professor. Ensinou no Centro Educacional de Lapão, em 1972, mesmo lugar onde foi um dos primeiros alunos.
Leia também:
- Biografia Hermenilson Ferreira Carvalho – Parte 2
- Biografia Hermenilson Ferreira Carvalho – Parte 3
- Biografia Hermenilson Ferreira Carvalho – Parte 4
- Biografia Hermenilson Ferreira Carvalho – Parte 5
- Prefácio: Lapão, Cem Anos de História – Hermenilson Carvalho
Assine grátis por email
Ivanildo Teles de Souza diz
Maravilhoso ler a história que culminou com a independencia do nosso Lapão no campo politíco. bravos Homens .
Jackson Rubem diz
É verdade. Lapão é uma grande cidade, com um futuro garantido. Bravos homens.