Rastros que nunca se apagarão
Alguns rastros de sua administração que considera inapagável:
- Realizou três concursos públicos e agora será feito o quarto. Daqui a dez, vinte, cinquenta anos, enquanto eles não se aposentarem ou não falecerem, estará aí o rastro da administração Beto Lelis, na admissão do servidor público através de concurso. Não adianta algum outro administrador querer persegui-los e nem terá como, porque eles foram admitidos através da legalidade. Esta marca se perpetuará.
- Quem passar pelas ruas de Irecê, daqui a cem anos, pensará: há cem anos havia uma feira desordenada no centro desta cidade, mas houve um sábio que muitos diziam ser louco, que a transferiu para as adjacências de um mercado bem construído.
- Na gestão da coisa pública, um rastro se perpetuará: durante toda sua administração, nunca atrasou nem um mês sequer de salário, tampouco deixou de pagar o décimo terceiro, dentre outras coisas.
- Cumpriu rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal e não deixou nem um centavo para seu sucessor (no caso ele, mas poderia ter sido outro), mesmo depois de ter herdado uma dívida de vinte milhões de reais e já ter pagado algo em torno de treze milhões das administrações passadas.
- A principal marca, segundo Beto Lelis, será a revolução político administrativa, que foi implementada nessa terra, quando com a ajuda dos céus e o apoio do povo tomamos o poder, que há muito, estava nas mãos de pessoas que não tinha compromisso com a administração pública municipal. E nós resgatamos tais compromissos da ética, da seriedade.
- Ficará a marca dos mais de 40 Km de esgotamento sanitário construídos.
- Do ponto de vista não físico, uma grande marca foi à revolução feita na educação, que será percebida quando os alunos forem prestar vestibular e chegarem a universidade. Aí é que o verdadeiro valor dessa revolução que foi feita aqui começará a ficar cristalizada na mente das pessoas.
- Além disso, tem a revolução que foi feita na saúde, quando conseguiu municipalizá-la plenamente.
“Se fôssemos falar dos passos, das marcas que aqui deixaremos, que o tempo, o vento, difamadores, os que nos caluniam, os que nos perseguem irão tentar apagar e não conseguirão, uma tarde seria pouco, isso como prefeito de Irecê. Como cristão farei como Paulo. Direi que combati o bom combate e que guardei a minha fé. Ainda não acabei a minha carreira, um dia ela decerto acabará. Como deputado federal, dois títulos que o tempo nem a morte os arrebatará de mim, porque estarão registrados nos anais da Câmara Distrital em Brasília e da Câmara Municipal, em São Paulo: os títulos de cidadania brasiliense e de cidadania paulistana, referente aos grandes e relevantes serviços prestados por mim a nação”.
Suas marcas não se encontram só em Irecê. Em Ibipeba, como prefeito, também deixou marcas inapagáveis e quem quer que passe por aquele município percebe, sobretudo considerando a forma democrática com que o município é administrado.
“Resumindo: do ponto de vista político-administrativo a grande marca que não se apagará é a marca da democracia que reinou em todas as nossas atitudes e ações. Como cristão, já disse. Como pai, tenho certeza que meus filhos jamais se esquecerão das minhas ações. Como amigo, como companheiro também. Tenho certeza que minha marca estará presente no coração e na mente daqueles que em torno de mim conviveram”.
Sua administração é destaque nacional em saúde e educação, levando Irecê a se projetar nacionalmente. Quando assumiu, cinco mil crianças estavam matriculadas. Já no primeiro ano, aumentou para sete mil e quinhentos, depois para nove mil e hoje são doze mil estudando. Um aumento de quarenta por cento, nesse espaço de tempo de seis anos, quando a população do semiárido nada cresceu. Durante este período a população de Irecê cresceu menos de dois mil habitantes.
Dezenas de escolas foram construídas e, até o final do seu mandato, segundo Beto, terá construído mais salas de aula do que todos os prefeitos de Irecê juntos, desde o dia da fundação de Irecê até a última administração. E são escolas mobiliadas, com merenda escolar farta e de boa qualidade. “Implantamos aqui a verdadeira pedagogia do sucesso”.
“Esta é uma das características desta administração que arrebata títulos estaduais, nacionais e até menção honrosa internacional, como foi o caso do trabalho que aqui desenvolvemos em parceria com o Projeto Avante, por parte da UNICEF”.
O jornal Gazeta Mercantil diz que Irecê é recordista na inclusão dos meninos de sete a quatorze anos, na sala de aula, dá destaque para Irecê na educação. Se não somos os melhores somos o melhor.
Em termos de saúde, Beto diz que mesmo contrariando o governo do estado, conseguiu a municipalização plena. É que para o governo estadual isso não era interessante, porque tinha interesse em receber todo o dinheiro de Brasília e depois repassar para o município, como faz com mais de quatrocentos outros.
Cerca de 19 municípios estão municipalizados plenamente. Irecê foi a décima quarta cidade baiana em qualidade de saúde, apesar de todos os entraves criados pelo Estado, pois a municipalização plena da saúde só vem para aqueles municípios que são realmente eficientes: “Construímos postos médicos, fizemos 5 pavilhões no hospital municipal, acabamos com aquela situação clientelista em que prefeito, vereadores e chefes políticos ficavam a indicar prioridades. Hoje tanto a saúde quanto a educação, em Irecê, foram democratizadas, dando lugar para todos”.
Além disso, construiu várias praças em diversas localidades de Irecê: Praça Municipal, Praça Mário Dourado (Pça das Rádios), Praça dos Reis, Praça do bairro São Francisco, Praça do Caixeiro, entre outras.
Outro fator importante, na administração do ex-prefeito Beto Lelis foi a chegada da UFBA (Universidade Federal da Bahia) para Irecê, promovendo uma melhora significativa em todos os aspectos. O convênio foi assinado com a presença do reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho e atenderá, de imediato, 200 professores do magistério da rede municipal.
MAIS
Biografia Beto Lelis / Adalberto Lelis Filho – Parte 1
Biografia Beto Lelis / Adalberto Lelis Filho – Parte 2
Biografia Beto Lelis / Adalberto Lelis Filho – Parte 4
Biografia Beto Lelis / Adalberto Lelis Filho – Parte 6
Biografia Joacy Nunes Dourado – Parte 3
***
Siga-me nas redes sociais:
Instagram