Você notou que seu feed de notícias do Facebook ficou mais colorido nessa semana? Eu notei.
A Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou o casamento homossexual. Para comemorar este acontecimento, o Facebook está oferecendo aos usuários uma ferramenta para colorir suas fotos de perfil com um filtro de arco-íris.
E como o Facebook é um site popular! Em poucas horas do “Comemore o orgulho” ferramenta de lançamento, mais de um milhão de pessoas mudaram suas fotos do perfil.
Acho que o Facebook fez bem em oferecer esta ferramenta, mostrando que respeita opiniões sejam elas quais forem. Mas será se foi somente uma ação benevolente ou de solidariedade? Tanto eu quanto muitas pessoas fizeram a si mesmas esta pergunta?
A resposta está aparecendo nos meios de comunicação. A intenções do Facebook não são tão nobres. A rede social está sendo acusada de realizar mais um experimento psicológico com seus usuários. Na verdade, a bandeira do arco-íris no Facebook é um experimento comportamental. Isso mesmo!
Como apontado neste artigo Atlantic, o Facebook é famoso também por coletar dados das pessoas, analisar capacidades e realizar experimentos manipulando o estado de espírito e o comportamento de voto dos seus usuários.
Segundo o Mirror, Carl Miller, um pesquisador de mídia social do think tank Demos, acredita que o Facebook realmente queria comemorar o orgulho gay com o lançamento da ferramenta, mas acrescenta que a empresa tem todo o direito de estudar como as imagens do arco-íris iam espalhar através da rede social.
No entanto, ele ressalta que a compreensão de como as ideias se espalhariam sobre a mídia social é “uma das leis mais poderosos que moldam o mundo on-line” e ainda uma das “menos compreendidas”. “É realmente difícil e imprevisível. O Facebook realiza experiências o tempo todo e não faria sentido usar esta oportunidade para ver como as imagens do arco-íris se espalhariam”, disse ele.
Suzy Moat, uma Warwick Business School professora assistente de ciência comportamental, disse para o DailyMail, que as empresas fazem estudos regularmente sobre como influenciar o comportamento.
Ela citou que o Facebook e Amazon já fizeram experimentos mostrando a diferentes grupos de pessoas um pouco das diferentes versões de seus sites para ver se um é melhor que o outro no sentido de conseguir clientes para comprar produtos.
“Por outro lado, é extremamente compreensível que muitas pessoas estão chateados que o seu comportamento pode ter sido manipulada para fins puramente científicos sem seu consentimento”, disse ela.
“Em especial, a base de usuários do Facebook é tão grande que todo mundo se pergunta se eles estavam no experimento.”